Pagamento do IPVA 2019

O imposto automotor o IPVA 2019 muitas pessoas tem muitas duvidas como pagar e o que ocorre se deixar de ser pago, pois vamos explicar como você pode pagar o IPVA 2019 e isenção do imposto para alguns veículos.

Todos os anos o IPVA é pago junto com a documentação do carro e seu não pagamento pode gerar multas e outras penalidades inclusive apreensão do veiculo e assim podendo sair muito mais caro para o usuário.

O que é o IPVA 2019?

O IPVA 2019 é uma sigla que significa Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, ele é um dos impostos mais importantes pois a arrecadação fica 50% para os estados e outros 50% para as cidades onde o veiculo é registrado.

A maior parte da arrecadação do IPVA 2019 é investido em estradas e melhorias no transito tanto estadual como municipal, por isso o pagamento do imposto é muito importante.

Na maior parte das vezes o Detran é responsável pelo recolhimento do imposto automotor como também a Secretaria da Fazenda para prestar muitas informações sobre o imposto.

Todos os veículos com registro são obrigados a pagar o imposto como categorias automóveis, motocicletas, caminhões e ônibus e outros.

Como fazer Consulta do IPVA 2019

Pode ser muito útil realizar uma consulta sobre o IPVA 2019, principalmente se você for comprar um veiculo e querer pesquisar sobre sua documentação ou se o tributo esta atrasado, da uma maior segurança saber como pesquisar sobre essas condições da documentação do veiculo.

A pesquisa pode ser feita pelo site da Secretaria de Fazenda do Distrito Federal ou pelo site do Detran, não se preocupe é muito simples fazer a consulta, mais preparamos alguns exemplos para auxiliar você, veja abaixo como fazer.

Pesquisa pelo site da secretaria da fazenda.

  • Vá na opção ‘Serviços SEF’;
  • Selecione ‘Cidadão’ e depois, ‘IPVA’;
  • Pesquisa pelo site do Detran.

    Escolha a opção Consulta simplificada IPVA como mostra a imagem.

    Para finalizar, informe o RENAVAM e placa do seu veículo, depois será aberto os dados referente a sua consulta.

    Valor IPVA 2019

    O valor do IPVA 2019 varia de acordo com a tabela Fipe variando o valor anualmente por isso é difícil, dizer com exatidão qual o valor do tributo de cada veiculo, pois o valor de cada alíquota cobrada também varia de acordo com cada estado onde o veiculo esta registrado.

    Muitos estados dão descontos no pagamento do IPVA 2019 em cota unica para incentivar o pagamento a vista, pois é um dinheiro que pode ser investido no transito dos estados ou cidade, ou ainda se esta atrasado vai ser cobrado uma multa em cima, são muitos os motivos em que o valor do tributo pode variar.

    abaixo vamos dar alguns exemplos das alíquotas cobradas em alguns estados.

    São Paulo: Máximo de 4% para veículos de passeio e o mínimo de 1,5% para caminhões;
    Rio de Janeiro: Máximo de 4% para veículos de passeio e o mínimo de 1,5% para veículos GNV;
    Goiás: Veículos terrestres de passeio, veículos aéreos, veículos aquáticos e demais veículos não especificados têm máximo de 3,75%. Ônibus, microônibus, caminhão, veículos aéreos e aquáticos utilizados no transporte coletivo de passageiros e de carga têm alíquota de 1,25%;
    Mato Grosso do Sul: Carro de passeio, camionete, camioneta de uso misto e utilitário máximo de 3,5%. Para os demais são cobrados 2%;
    Minas Gerais: 4% para automóveis, veículos de uso misto e utilitário. 1% para Ônibus, micro-ônibus, caminhão, caminhão trator.

    Guia de Pagamento IPVA 2019

    Para fazer o pagamento do IPVA 2019 tem que prestar bastante atenção na data de pagamento do seu IPVA, vamos disponibilizar mais uma dica simples é você lembrar do ultimo numero da placa do seu veiculo, ai é só entrar no site do Detran perto dessa data para imprimir a guia de pagamento.

    Em alguns estados o governo envia o carne de pagamento na casa de cada usuário, mais em alguns estados não acontece isso e o pagamento pode ser feito através do site do Detran onde ensinamos a fazer a consulta do valor do tributo e imprimir a guia de pagamento.

    Depois é só pagar em bancos conveniados que aceitam pagamento, como Itau, caixa econômica, banco do brasil, Bradesco e lotéricas entre outros.

    Você pode escolher pagar parcelado ou em cota unica lembrando que você pagar em parcelas não terá desconto coo pagamento em cota unica.

    Isenção de Pagamento IPVA 2019

    Veículos antigos ficam isentos de pagamento do IPVA 2019, mais o ano de isenção varia de estado para estado, pois você terá que se informar onde você mora, veja abaixo quando um veiculo fica isento do pagamento do imposto veicular.

  • Veículos de entidades filantrópicas devidamente registrados;
  • Veículos adaptados a portadores de deficiência física ou deficiência visual;
  • Veículos oficiais (federais estaduais e municipais);
  • Veículos com mais de 15 anos de fabricação (Pode variar entre 10 e 20 anos dependendo do estado);
  • Veículos de aluguel, reboques e similares;
  • Veículos de instituições religiosas de qualquer culto;
  • Veículos furtados ou extorquidos;
  • Veículos de embaixada e consulado.
  • Para saber mais informações visite o site que fala sobre isenção do IPVA, você vai ficar por dentro de como dar entrada quais documentos são necessários e todas as ocasiões que seu veiculo pode ficar isento.

    Como pagar IPVA 2019 Atrasado

    Saiba que transitar com o veiculo com o IPVA Atrasado, pode acarretar em multas ou até na apreensão do veiculo, mais saiba que é possível emitir a segunda via da guia de pagamento do IPVA 2019 no site do Detran ou na Secretaria da fazenda de cada estado para isso poderá ter alguns acréscimos no pagamento.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *